segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Almoço de domingo

Vou confessar, não é sempre que tenho vontade de cozinhar no domingo. As vezes nem é por cozinhar, mas por ter que arrumar a cozinha, que eu odeio. rsrs

Ultimamente tenho me rendido aos pedidos dos meus rapazes, entenda-se marido e filho.

Este foi um pedido do marido. Há tempos ele me pedia um marreco. Isso mesmo, marreco.

Então decidi fazer um almoço com sotaque alemão mas com algumas inovações. Aí o menu ficou assim: marreco assado, repolho com pimenta dedo de moça e molho de peixe (aquele muito usado na cozinha tailandesa) e batatas cozidas só com azeite e sal.


O marreco eu temperei no dia anterior com sal, pimenta do reino branca, alho picado e um pouco de vinagre só para tirar o cheiro de galinheiro, como diz minha mãe.

Deixei dormir na geladeira e, no dia seguinte deixei fora da geladeira por 45 min. Coloquei num refratário, besuntei com um pouquinho de mel para deixá-lo bem douradinho, cobri com papel alumínio e deixei por 4horas. Isso mesmo, 4 horas no forno baixo. (eita bichinho duro). Aí tirei o papel alumínio e deixei 20 minutos no grill.



O repolho eu fatiei fininho. Levei ao fogo bem alto numa wok com um pouquinho de óleo. Juntei duas pimentas dedo de moça picadas e duas colheres de sopa de vinagre. Assim que começaram a murchar, adicionei o molho de peixe. não coloquei sal porque o molho de peixe é muito salgado. Deixei no fogo até o líquido do fundo da wok secar. O repolho foi uma surpresa na refeição. Seu sabor pungente atiçou o paladar.



As batatas eu cortei em pedaços grandes e cozinhei em água e sal até ficarem macias. Só precisa tomar cuidado para que não fiquem macias demais e desmanchem.

Este foi um almocinho bem diferente.

Amei o marreco, nunca tinha comido. Carne firme e cheia de sabor parecida com pato.

Espero que tenham gostado.

C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário