terça-feira, 20 de maio de 2014

Menu semanal de 20 a 23/05/2014

Olá queridos, parece que a vida voltou à rotina. Como foi impossível publicar o menu ontem, publico hoje com meu pedido de desculpas.

Vamos lá? Espero que gostem e aproveitem.

Adianto que já já farei outro post com as receitas.

Desejo uma semana de paz a todos.



Terça: Filet de peixe com redução de shoyu acompanhado de  batata doce com manteiga de alho e manjericão;

Quarta: Estrogonofe de filet com arroz branquinho e batata palha;




segunda-feira, 12 de maio de 2014

Menu semanal de 12 a 16/05/2014

Olá meus queridos. Depois do Dia das Mães um menu bem gostosinho para brindar a semana que se inicia.
Paz e saúde a todos.



Terça: Filet de peixe empanado no fubá com creme de espinafre e arroz branco

Quarta: Costelinhas suínas assadas, purê de maçãs e arroz branco

Quinta: Lasanha aos 4 queijos com brócolis assados e redução de balsâmico;

Sexta: Hamburguer caseiro com potato skin recheado de catupiry e cole slaw.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Semana do Dia das Mães: papelote de frutas com chocolate meio amargo




Esta é uma sobremesa bem saborosa e leve para o Dia das Mães. E o melhor, se o filho já puder manusear uma faca, ele poderá fazer este carinho para a mamãe.

Para cada papelote faça dois retângulos de papel manteiga de um tamanho que caiba uma porção de frutas e ainda sobre bastante papel nas laterais. É importante que a folha seja dupla para que o papel não rasgue com o líquido que as frutas soltarão.

Coloque um retângulo sobre o outro e arrume aproximadamente 3/4 de xícara de frutas picadas no centro. Eu gosto de usar banana, manga, morango, kiwi, morango, ramboesa, mirtilos... Sobre as frutas coloque 2 ou 3 quadradinhos de chocolate meio amargo (se preferir coloque ao leite ou até mesmo uma colherada de Nutella).

Se quiser deixar com um aroma ainda mais especial coloque um pau de canela, ou um anis estrelado dentro de cada papelote.

Feche as folhas de papel como se formassem um bombom, de maneira que fique tudo bem vedado e o vapor que as frutas soltarão não escape.

Leve ao forno pré aquecido por 15 a 20 minutos e retire na hora de servir.

Coloque os papelotes sobre um prato e abra com cuidado para não se queimar com o vapor.

Sirva assim ou acompanhado de sorvete de baunilha ou chantilly.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Semana Dia das Mães: Risotto de camarão com anéis de lula


Execução e produção: Clau Alaminos                                                       Fotografia: Henrique Peron


Vou ensinar o passo a passo de um risotto. Com ele vocês poderão variar os sabores de acordo com o gosto ou a disponibilidade de ingredientes que têm em casa.

1. Faça um caldo: aqueça óleo numa panela, frite alho, cebola, cenoura, salsão, cascas e cabeça de camarão. Adicione bastante água e deixe ferver até reduzir à metade. Passe o caldo pela peneira, volte para a panela e mantenha-o aquecido. (se comprar camarões limpos ou não tiver tempo de fazer o caldo, use caldo de peixe ou legumes comprado pronto).

2. Enquanto o caldo ferve, em outra panela aqueça azeite, tempere camarões e anéis de lula com sal e pimenta do reino branca e passe-os rapidamente pela panela quente, cerca de 1 minuto de cada lado. Retire da panela e reserve.

3. Na mesma panela que salteou camarões e lulas, aqueça azeite e refogue cebola picada até que fique transparente. Junte o arroz (arbóreo ou vialone nano) e deixe refogar até que o centro de cada grão fique branco e a sua superfície fique transparente. Utilize cerca de 1,5 xícaras de café de arroz cru por pessoa.

4. Cubra o arroz com vinho branco e, mexendo sempre, deixe o vinho vaporar. A partir de então, utilize o caldo aquecido aos poucos, sempre adicionando, mexendo e esperando o arroz absorvê-lo para depois adicionar mais uma ou duas conchas de caldo. Repita a operação por aproximadamente de 10 a 15 minutos.

5. Quando o arroz estiver quase cozido, coloque na panela os camarões e anéis de lula com um pouco mais de caldo. Deixe os frutos do mar aquecerem, corrija o sal e sirva imediatamente.

Para outros sabores de risotto varie o tipo de caldo. O processo é sempre o mesmo. Aproveitem e façam a mamãe feliz.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Semana Dia das Mães: Conchiglioni de alcachofras




Esta receita não contém carne em sua preparação. Apesar de ter a massa, é muito leve pois não leva nada muito gorduroso. Uma boa opção para as mães preocupadas com a forma e a saúde.

O efeito é muito bonito e dá pouco trabalho para fazer.

Surpreenda sua mãe!!

Conchiglioni de Alcachofra

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 a 5 porções

500gr de massa tipo conchiglioni
300gr de fundos de alcachofra cozidos
2 colheres de sopa de salsinha picada
3 colheres de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de alho picado
3 colheres de sopa de azeite
sal
pimenta do reino
3 xícaras de molho ao sugo
parmesão ralado a gosto

Modo de preparo
Pique os fundos de alcachofra. (reserve alguns pedaços maiores para a decoração.
Aqueça o azeite numa panela. Adicione a cebola e o alho e refogue até que a cebola fique transparente.
Junte as alcachofras, a salsinha e refogue. Tempere com sal e pimenta do reino.
Cozinhe os conchiglionis e retire-os da água um pouco antes de estarem totalmente cozidos.
Deixe esfriar um pouco e recheie-os com o preparado de alcachofras, decore com uma fatia de fundo de alcachofra.
Coloque o molho ao sugo no fundo de um refratário e arrume os conchiglionis recheados sobre o molho. Cubra com papel alumínio.
Leve ao forno médio, pré aquecido, apenas para aquecer a massa. (entre 15 e 20 minutos).
Sirva com parmesão ralado.

Menu semanal de 05 a 09/05/2014

Olá!! Depois de um feriado prolongado bem gostoso, voltamos à vida real. Nada melhor que retomar a rotina com o menu da semana pronto. Aproveitem .

Desejo uma semana de paz a todos. Vamos lá?



Quinta: Espaguete à carbonara

Sexta: Sobrecoxas assadas com limão, purê de batata com cenoura, salada de brotos de feijão com shoyu.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Menu semanal de 20/04 a 02/05 de 2014

Olá meus queridos, preparei este menu para a semana que se inicia. Se precisarem de alguma receita é só pedir.

Desejo uma semana de paz a todos.

Segunda: creme de mandioquinha com iscas de filet orientais;

Terça: Filet de St Peter grelhado, tortilha assada de espinafre, salada de pepino com vinagrete de limão;

Quarta: Bifes ao molho de chimichurri, batata gratinada e salada de almeirão;

Quinta: Espaguete ao alho e óleo, filet de frango a parmegiana e salada verde;

Sexta: Bife a rolê, purê de batata e escarola refogada com passas.